O anel solitário é, há muitos anos, um acessório essencial no guarda-roupa feminino. Eles são versáteis e delicados, perfeitos para você nunca tirar do dedo. Com um solitário, você não terá preocupações ao utilizar outras bijuterias, eles vão bem com tudo!
Algumas mulheres sonham em ganhar um solitário em dado momento da vida. Seja por qual motivo for, é fato que anéis solitários são sucesso total nas vendas. Dos mais singelos aos maximalistas, existem muitos modelos de anéis solitários para escolher como preferido!
Está interessada nesse tema? Continue a leitura e venha descobrir tudo sobre o uso de anel solitário com o blog da Up Bijuteria.
Quem pode usar um anel solitário?
A história revela que o arquiduque austríaco, Maximiliano, exigiu que o maior diamante encontrado fosse colocado ao meio de um anel de aro fino, deixando o diamante em evidência. A peça foi ofertada a Maria de Bergonha no dia do noivado dos nobres e, desde então, tornou-se alvo de adoração. Sendo assim, tradicionalmente o anel solitário é utilizado por noivas.
Porém, nem todas as culturas têm a prática de utilizar o solitário como um anel de noivado. O fato é que a joia ganhou o coração de muitas mulheres e sofreu diversas modificações aos longos dos anos.
Algumas anéis solitários preservam a simplicidade desejada pelo arquiduque, outros são mais detalhados, com pedras cravejadas, aros diferenciados e até pedras em formatos diferentes.
Dessa forma, se você quiser usar um anel solitário, não precisa ser pedida em casamento! Ele pode ser utilizado apenas porque você gosta do modelo ou por ter sido presentada por alguém que deseja mimá-la. No Brasil, por exemplo, um ato comum é oferecer um anel à menina quando ela completa 15 anos de idade. O solitário é uma opção maravilhosa para marcar momentos importantes como esse!
É possível, inclusive, modificar o modelo tradicional e usar pedras coloridas para dar seu charme pessoal. Dessa maneira, qualquer pessoa pode utilizar um anel de solitário e desfrutar de toda sua elegância.
Anel solitário com aliança de casamento
Muitas pessoas não sabem o porquê algumas mulheres utilizam um anel solitário junto à aliança, mas essa é uma prática comum e muito tradicional. O anel solitário é o modelo com o qual se pede a mulher em casamento. Sabe aquelas cenas lindíssimas de filmes quando o homem se ajoelha com uma caixinha de joia na mão? Então, dentro dela está um anel solitário!
Como o noivado é um passo para o casamento, o anel solitário continua sendo utilizado após a cerimônia de união do casal junto à aliança. No dia do casamento, o anel de noivado e as novas alianças serão levadas até o altar.
É indicado que o anel solitário seja colocado depois da aliança para destacar a pedra, mas não é uma regra.
Em qual dedo usar um anel solitário?
O anel solitário costuma ser utilizado nos dedos anelares. Porém, nada impede de colocá-lo em outro dedo, como no indicador. Inclusive, essa foi uma moda bastante difundida na época da popularização do filme Crepúsculo, no qual a personagem Bella utilizava um lindo anel no dedo indicador.
Se o acessório for de noivado, ele deve ser usado no dedo anelar da mão esquerda. Diferentemente da aliança de noivado, que fica na mão direita. Este é o único caso em que há algum protocolo para o uso do solitário, no mais, a escolha é livre.
Como escolher um anel solitário?
Você deve escolher um anel solitário da mesma forma que opta por outros acessórios, tudo depende de seu estilo e gosto. Algumas pessoas preferem os modelos clássicos, com aro simples, fino e uma pedra tomando toda a atenção. Já outras, gostam de joias com designs diferentes, com um aro mais trabalhado e pedras coloridas.
Na hora de comprar seu anel, seja ele qual for, você precisará saber a circunferência de seu dedo. Se você ainda não sabe, existem algumas alternativas para descobrir sua numeração, veja a seguir:
- Utilizando medidores específicos em lojas de acessórios;
- Medindo o diâmetro de um anel que você já possui;
- Enrolando um barbante no dedo e, depois, conferindo o tamanho na régua.
Outro fator a se levar em consideração é o modelo da pedra que você mais se afeiçoa. Não fique presa ao habitual formato dos diamantes, é possível fazer um anel solitário com pedras ovais, redondas, quadradas, hexagonais e muito mais. Abuse da criatividade para escolher o que mais combina com você!
Combine anéis solitários com outros acessórios!
Por ser versátil, o anel solitário combina muito bem com outros acessórios. A Up Bijuteria preparou opções para você se inspirar, confira:
- Anel solitário + colar com ponto de luz;
- Anel solitário com pulseiras;
- Anel solitário + anéis de falange;
- Anel solitário + brincos.
Viu, muito fácil combinar solitários com outras peças, não é? Aproveite as diversas opções e aposte em um anel solitário, ele é, sem dúvidas, o anel mais eclético, pois se adequa a qualquer estilo. Confira também como montar mix de anéis e arrase no dia a dia!