Conhecendo e usando o choker
O choker, que foi o termo que acabou chegando para nós brasileiras, já foi um dos acessórios mais usados entre as jovens de todos os cantos do mundo, e era costumeiramente produzido em veludo ou plástico, e pode-se dizer que não era muito bem visto fora dos grupos de adolescentes. Mas com o tempo isso acabou mudando, e a peça conseguiu resistir ao tempo com bastante peso e com muito mais estilo.
Tá legal, mas o que é um choker afinal? Bom, é bem simples na verdade, Choker é um termo em inglês para a palavra "gargantilha", e designa aquele tipo de colar que fica colado e bem justo a garganta. A peça destaca bem mais o colo feminino, chamando bastante a atenção para essa região do corpo.
Hoje em dia é possível encontrar chokers feitos de diversos materiais e modelos diferentes, com opções aos montes para todos os estilos e situações, saindo do chique e moderno e passando pelo casual e despojado, podendo ser usado de várias maneiras nas mais variadas produções que você puder imaginar.
Agora que já entramos nesse assunto, o blog da Up preparou uma lista super interessante explicando um pouco melhor sobre esse acessório, quais seus tipos e como usá-los.
Quais são os modelos de choker?
O design básico das chokers é bem mais antigo do que se espera, e já vem fazendo a cabeça – ou pescoço – das mulheres há mais de um século e desde a Era Vitoriana, lá no começo do século XIX, pasmem, esse colar é um dos queridinhos do mundo da moda. Dentro da realeza, a Princesa Diana, possivelmente, foi a que mais utilizou chokers luxuosos no passado.
Ainda sim, não tanto tempo atrás, nos anos 1990, os choker ressurgiram com uma força incrível e eram muito usadas por todas as garotas daquela década como um acessório super teen, provando ser uma peça muito democrática e para todos os gostos possíveis.
E falando de anos noventa, são dessa década os tipos mais conhecidos e difundidos de chokers, e que serve até hoje como base de composição para muitos looks:
Tattoo Choker - Esse modelo de choker era feito de plástico ou silicone e ficava super colada ao pescoço devido à elasticidade e design do material, sendo possível encontrar em cores diversas, sendo a mais comum o preto.
A gargantilha foi um grande sucesso entre as adolescentes dos anos 90 e fazia parte da composição do look de praticamente toda elas. Com o final da década, o acessório perdeu força até ressurgir novamente no mundo da moda anos depois, ganhando mais uma vez os olhares fashionistas, mas dessa vez para um público muito mais amplo.
Choker de Tecido - Esse modelo acabou ganhando mais força recentemente e tem feito muito sucesso. O acessório passou a ser usado com muita frequência e se tornou parte essencial nas composições mais ousadas, tanto que, além de somente o colar, várias blusas com gola acabaram ganhando suas próprias versões de chokers como parte do modelo todo.
Choker de Couro - Assim como a versão em tecido, a versão em couro ganhou muito espaço entre as fashionistas do mundo todo, incorporando essa nova interpretação a uma diversidade de composições, se tornando parte essencial em look jovem.
Choker de Prata - Criadas com o propósito de serem mais discretas e elegantes, as chokers de prata são mais delicadas e costumeiramente usadas em composições mais alinhadas e modernas. Esses modelos falam por si só e garantem looks mais arrojados.
Choker Dourada - Ao contrário das chokers de prata, esse modelo foi feito para chamar um pouco mais de atenção e dar um toque de nobreza, ao menos nos modelos recentes, já que as versões vitorianas não só eram realmente nobres, mas também caríssimas. O modelo é perfeito para combinações complementares com outros colares em camadas. Chokers douradas gritam elegância e grandiosidade.
Choker Rígida - Um dos modelos de choker mais interessantes até aqui é a choker rígida. Esse colar apresenta um aro rígido de metal totalmente duro que pode ou não conter pingentes ou pedras e trazem em sua composição e design toques de modernidade e super contemporâneas para os looks.
Qual choker para qual look?
Agora que os modelos de choker foram apresentados, fica mais fácil entender como cada um deles se encaixam perfeitamente nos looks. Por exemplo, chokers tattoo, couro e tecido, funcionam super bem em composições casuais e com aquela roupinha básica do dia a dia, trazendo estilo e um toque fashion.
Chokers prata, dourada e rígidas são perfeitas para looks luxuosos e peças mais chamativas. Aqui, as chokes ajudam a elaborar e elevar o brilho da vestimenta, adicionando luxo a saias e vestidos e um toque de formalidade a calças e blazers.
Dentro desse grande arsenal feminino de jóias, os chokers podem, muitas vezes, ser os curingas dos looks já que vêm se reinventando com grande sucesso ao longo dos anos. Continue com a Up Bijuterias e acompanhe nossas dicas aqui no blog. Até o próximo post!